top of page
Buscar

Abdominoplastia: tudo o que você precisa saber


A abdominoplastia é a cirurgia plástica que tem como fundamental objetivo eliminar a flacidez (pele) da região abdominal, principalmente causada por grandes ganhos ou perdas de peso, gravidez ou idade avançada, por exemplo. Na cirurgia, é retirada a pele localizada abaixo do umbigo e a pele remanescente é esticada.


Comumente, após a realização da cirurgia, o abdômen fica com um aspecto mais rígido (duro) por corrigir, também, o distanciamento dos músculos, recuperando a firmeza na região abdominal. Lembrando que esse procedimento não retira gordura e não é indicado para emagrecimento.


É verdade que algumas estrias podem ser eliminadas após a abdominoplastia, mas isso acontece apenas se estiverem localizadas no excesso de pele a ser retirado, sendo uma consequência da cirurgia.


Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o primeiro passo é a avaliação com o cirurgião plástico. Especificamente na abdominoplastia, ele verifica a quantidade e a localização do acúmulo de gordura, excesso de pele e diástase dos músculos no abdômen. Após a avaliação, o protocolo segue sendo o mesmo de qualquer outra cirurgia, em que o médico solicita ao paciente a realização dos exames necessários para avaliar sua saúde. Caso os resultados dos exames sejam positivos e sem riscos, dá-se início ao próximo passo.


Cuidados pré abdominoplastia


É chegada a hora de marcar e realizar a cirurgia. Os cuidados pré-operatórios são fundamentais para que tudo ocorra conforme o esperado.


Cerca de duas semanas antes da realização do procedimento, o paciente deve cortar o uso de bebidas alcóolicas e fumos. Isso, porque o cigarro minimiza a oxigenação recebida pelas células por meio do sangue, comprometendo a cicatrização e possibilitando uma necrose, dentre outros riscos, como trombose, por exemplo.


Outro cuidado que requer muita atenção, é com a alimentação. O consumo de produtos ricos em gordura e açúcar refinado, assim como enlatados e industrializados, devem ser evitados nesse período. Além de controlar a alimentação, o paciente deve controlar a ansiedade e preparar-se para o procedimento.


Nas vésperas da cirurgia, é necessário obedecer às instruções dadas pelo médico para a internação comunicando-o caso haja alguma alteração no estado de saúde. Por fim, é feito o jejum de tempo indicado.


Como é realizado o procedimento?


Na abdominoplastia, a anestesia aplicada é a peridural e, geralmente, leva em torno de duas a cinco horas, dependendo da extensão. Comumente, o cirurgião faz duas incisões na parte inferior da barriga, próximo ao púbis. Dessa forma, se os músculos abdominais estiverem afastados (mais comum por conta de gravidez), podem ser aproximados para deixar a parede abdominal firme. O tecido flácido que cobre essa região é puxado para baixo, removido e o umbigo refeito por meio de um orifício.


Para evitar líquidos no abdômen, após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração na região inferior da barriga. Normalmente, esses drenos são retirados no mesmo dia da cirurgia, mas há casos em que o paciente recebe alta ainda com eles. Assim que retirados os drenos, as incisões poderão ser fechadas, deixando apenas uma única sutura. Em seguida, são colocados curativos e bandagens nessa linha que foi fechada e, também, no umbigo.


Cuidados pós-abdominoplastia


O pós-operatório de qualquer cirurgia plástica deve ser muito bem realizado, é extremamente importante para ajudar a definir o resultado da cirurgia. Portanto, o paciente deve, como em todo o processo da cirurgia, seguir as indicações médicas.


É recomendado que o paciente não faça nenhum esforço, como por exemplo, atividades físicas ou carregar peso. Para evitar a abertura dos pontos, o paciente deve se manter curvado por pelo menos cerca de 14 dias. O uso da cinta elástica também é indicado para ajudar a evitar seromas e, também, possibilitar a junção ao músculo.


A realização de drenagem linfática pós-cirúrgica também se faz necessária, é um dos principais aspectos para que o paciente obtenha o resultado esperado, pois elimina o excesso de líquidos comumente liberados após o procedimento e auxilia na recuperação, desinchando mais rapidamente e diminuindo a dor.


A recuperação total da abdominoplastia leva em torno de 2 meses.

1.104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Oii, tudo bem com vocês! Passando aqui para avisar que qualquer duvida pode entrar em contato pelo Instagram, Facebook ou no 0800 008 8081. Aproveite para visitar a guia combos onde mostramos nossas campanhas aqui no site mesmo! Estamos com vídeo de depoimento no nosso YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=a39Ygf1CQXE

Tik tok: @plasticapratodos

Instagram: https://www.instagram.com/plasticapratodos/

Avalie o Plástica pra Todos no Google! Ajudaria muito <3

Like
bottom of page